AS SETE INTELIGÊNCIAS - HOWARD GARDNER - BREVE RESUMO

As sete inteligências de Howard Gardner: utilizações pessoais e profissionais

1. INTELIGÊNCIA LINGÚISTICA.
Normalmente encontrada em: escritores, poetas, redatores de textos para jornais, roteiristas, oradores, líderes políticos, editores, publicitários, jornalistas e redatores de discursos.
Exemplo de pessoas famosas: Machado de Assis, Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Winston Churchill, jornalista britânico, tornou-se orador, líder político e escritor.
Características prováveis:
* Sensível as regras
* Organizado
* Sistemático
* Habilidade de raciocinar
* Gosta de ouvir
* Gosta de ler
* Gosta de escrever
* Soletra com facilidade
* Gosta de jogos de palavras
* Tem boa memória para trivialidades
* Pode ser bom orador público e debatedor, embora alguns especialistas
lingüisticos possam preferir escrita ou comunicação oral

Como usar essa força para a aprendizagem:
* Contar histórias
* Implementar jogos de memória com nomes ou locais.
* Ler histórias, piadas
* Escrever histórias piadas
* Fazer malabarismo com vocabulário
* Usar redação de jornal
* Entrevistar
* Fazer quebra cabeças, jogos de soletração
* Integrar redação e leitura com outras áreas de assuntos
* Produzir, editar e supervisionar a revista da escola
* Debater
* Discutir
* Utilizar processador como introdução a computadores

2.INTELIGÊNCIA LÓGICA-MATEMÁTICA.
Normalmente encontrada em: matemáticos, cientistas, engenheiros, rastreadores de animais, investigadores de polícia, advogados e contadores contábeis.
Exemplo de pessoa famosa: Marian Diamond, professora de Neuroanatomia na University of Califórnia em Berkeley.
Características prováveis:
* Gosta de raciocínio abstrato
* Gosta de ser preciso
* Aprecia cálculos
* Gosta de ser organizado
* Utiliza estrutura lógica
* Aprecia computadores
* Aprecia resolução de problemas
* Aprecia resolução de problemas
* Aprecia experimentação de maneira lógica
* Prefere anotações de forma ordenada


Como usar essa força para a aprendizagem:
* Estimular a resolução de problemas
* Fazer jogos matemáticos de computação
* Analisar e interpretar dados
* Utilizar raciocínio com freqüência
* Estimular as próprias potencialidades
* Estimular experimentos práticos
* Utilizar previsão
* Integrar organização e matemática em outras áreas curriculares
* Ter um lugar para tudo
* Possibilitar a realização das coisas passo a passo
* Usar raciocínio dedutivo
* Usar computadores para folhas de trabalho, cálculos etc.

3. INTELIGÊNCIA VISUAL E ESPACIAL.
Normalmente encontrada em: arquitetos, pintores, escultores, navegadores, jogadores de xadrez, naturalistas, físicos teóricos, estrategistas de campo de batalha.
Exemplo de pessoa famosa: Pablo Picasso, pintor.
Características prováveis:
* Pensa em figuras
* Cria imagens mentais
* Utiliza metáforas
* Tem sentido de gestalt
* Gosta de arte: desenho, pintura e escultura
* Lê com facilidade mapas, gráficos e diagramas
* Lembra-se com figuras
* Tem bom senso de cores
* Utiliza todos os sentidos para formar imagens

Como usar essa força para a aprendizagem:
* Utilizar figuras para aprender
* Criar rabiscos, símbolos
* Desenhar diagramas, mapas
* Integrar arte com outros assuntos
* Usar Mapeamento Mental
* Fazer atividades visuais
* Assistir a vídeos ou criar seus próprios
* Utilizar estímulos periféricos nas paredes: sinais como os pôsteres deste livro
* Utilizar mímica
* Mudar de lugares na sala a fim de obter uma perspectiva diferente
* Utilizar fluxogramas, cartogramas ou, enfim, gráficos de estabelecimento de metas
* Utilizar grupamentos
* Salientar com cor Utilizar gráficos informatizados


4. INTELIGÊNCIA MUSICAL.
Normalmente encontrada em: artistas, compositores, maestros, concertistas, engenheiros de gravação, fabricantes de instrumentos musicais, afinadores de piano, culturas sem uma linguagem escrita tradicional.
Exemplo de pessoa famosa: Mozart, Beethoven
Características prováveis:
* Sensível à entonação, ao ritmo e ao timbre
* Sensível ao poder emocional da música
* sensível à organização complexa da música
* Pode ser profundamente espiritual

Como usar essa força para a aprendizagem:
* Tocar um instrumento musical
* Aprender através de canções
* Usar concertos ativos e passivos para a aprendizagem
* Estudar com música barroca
* Trabalhar com música
* Ligar-se a um coral ou a um grupo musical
* Escrever música
* Integrar música com assuntos de outras áreas
* Mudar de humor com música
* Usar música para relaxar
* Fazer imagens/figuras com música
* Aprender através de raps, tais como aqueles para horários, poemas com rima completa, jogral
* Compor música no computador

5. INTELIGÊNCIA CORPÓREO-CINESTÉTICA.
Normalmente encontrada em: bailarinos, atores, atletas e realizadores esportistas, inventores, mímicos, cirurgiões, professores de caratê, pilotos de corrida, trabalhadores externos e os mecanicamente talentosos.
Exemplo de pessoas famosas: Pelé, Ronaldinho, Ivo Pitanguy, Arnold Schwarzenegger e Airton Senna

Características prováveis:
* Controle excepcional do próprio corpo
* Controle de objetos
* Boa sincronização
* Respostas Treinadas
* Bons Reflexos
* Aprende melhor se movimentando
* Gosta de se envolver em esportes físicos
* Gosta de tocar
* Habilidoso em artes manuais
* Gosta de representar
* Gosta de utilizar métodos manipulativos
* Aprende participando do processo de aprendizagem
* Lembra do que foi feito em vez daquilo que foi dito ou observado
* Muito responsivo ao ambiente físico
* Brinca com os objetos enquanto escuta tudo
* Irrequietação e aborrecimento se houver poucos intervalos

Como usar essa força para a aprendizagem:
* Utilizar exercícios de codificação física em que você se torna o objeto da aprendizagem
* Usar a dança para aprender
* Usar o movimento para aprender
* Representar a aprendizagem
* Usar técnicas manipulativas em ciências, matemática
* Fazer várias “mudanças de estado” e intervalos
* Integrar o movimento em todas as áreas do currículo
* Analisar mentalmente enquanto estiver nadando, correndo etc.
* Usar modelos, máquinas, Technic Lego, artesanato
* Usar caratê para se concentrar
* Usar viagens o campo
* Usar jogos em sala de aula
* Usar drama, papéis dramáticos
* Estalar os dedos, bater palmas, sapatear, saltar, subir.

6. INTELIGÊNCIA INTERPESSOAL OU “SOCIAL”.
Normalmente encontrada em: políticos, professores, líderes religiosos, conselheiros, vendedores, gerentes, relações públicas e “pessoas comuns”.
Exemplo de pessoa famosa: Ana Maria Braga, Jô Soares, Oprah Winfrey apresentadora norte-americana de programa de entrevistas.
Características prováveis:
* Trata bem dos negócios
* Relaciona-se de forma assertiva
* Com grande capacidades de associação com outras pessoas
* Consegue “ler” as intenções de terceiros
* Aprecia estar com pessoas
* Tem muitos amigos
* Comunica-se bem; às vezes manipula
* Aprecia atividades em grupo
* Gosta de mediar disputas
* Gosta de cooperar
* “Lê” bem situações sociais

Como usar essa força para a aprendizagem:
* Desenvolver cooperativamente atividades de aprendizagem
* Fazer diversos intervalos para socializar
* Usar atividades de aprendizagem tipo “par e compartilhamento”
* Utilizar habilidades de relacionamentos e comunicações
* Praticar a “conversa social” ao telefone
* Ter festas e celebrações de aprendizagem
* Fazer o aprendizado divertido
* Integrar a socialização em todas as partes do currículo
* Utilizar atividades do tipo “pesquisa de pessoas” em que cada um precisa fazer perguntas e ter as respostas dos outros
* Trabalhar em equipes
* Tutelar ou orientar os outros
* Usar causa e efeito

7. INTELIGÊNCIA INTRAPESSOAL OU INTUITIVA.-
Normalmente encontrada em: romancistas, conselheiros, anciões sábios, filósofos, gurus, pessoas com um profundo senso do eu místicos.
Exemplos de pessoas famosas: Sigmund Freud, Platão, Carl Rogers e Gandhi.
Características prováveis:
* Autoconhecimento
* Sensibilidade os valores próprios de cada um
* Profundamente consciente dos sentimentos próprios de cada um
* Sensibilidade aos objetivos de vida de cada um
* Tem um senso bastante desenvolvido do eu
* Habilidade Intuitiva
* Automotivado
* Profundamente consciente das próprias potencialidades e fraquezas
* Pessoa muito reservada
* Deseja ser diferente da tendência geral

- A capacidade central de inteligência “ïntrapessoal” é a habilidade de acessar o próprio eu interior. Alguns sentem intuição como característica separada de inteligência.

Como usar essa força para a aprendizagem:
* Ter conversas pessoais de “coração para coração”
* Usar atividades de crescimento pessoal para romper bloqueios à aprendizagem
* Investigar atividades
* Pensar sobre o próprio raciocínio de atuar através de “par e compartilhamentos” e “pense e ouça”
* Reservar tempo para reflexão interior
* Fazer estudo independente
* Ouvir sua intuição
* Discutir, refletir ou escrever o que vivenciou e como se sentiu
* Permitir liberdade para ser diferente do grupo
* Fazer “Meus Livros” e diários de história pessoal
* Assumir o controle da própria aprendizagem
* Ensinar afirmações pessoais

Resumo
O pai das Inteligências Múltiplas é Howard Gardner, psicólogo norte-americano.
Para ele, cada tipo de inteligência está numa determinada área do cérebro. Ele já descobriu sete:
1. LINGÚISTICA
2. LÓGICA-MATEMÁTICA
3. VISUAL E ESPACIAL
4. MUSICAL
5. CORPÓREO-CINESTÉTICA
6. INTERPESSOAL OU “SOCIAL”
7. INTRAPESSOAL OU INTUITIVA

Para a Inteligência Emocional, as duas mais importantes são a Interpessoal e intrapessoal.

Nenhum comentário: